A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Quando ingerida em grandes quantidades, essa substância pode promover a paralisia generalizada dos músculos do corpo provocando a morte do indivíduo por botulismo.

Por meio da observação deste efeito, a toxina botulínica começou a ser utilizada na área médica, especialmente em dermatologia, para paralisar certos músculos da face.

Como funciona
A toxina botulínica aplicada em pequenas quantidades pontualmente em músculos da face promove sua paralisia. O efeito tem duração de alguns meses. Após este período o músculo recupera sua capacidade de movimento. Com a aplicação seguida da substância, o músculo pode perder sua força, fazendo com que o efeito da aplicação dure mais tempo.

Indicações
O principal indicação é eliminar rugas profundas e linhas de expressão causadas pela movimentação destes músculos, geralmente na região dos olhos, entre as sobrancelhas, na testa e na região da boca. A técnica também permite a prevenção de novas rugas e linhas de expressão.

Outro uso médico da toxina botulínica é para evitar o suor excessivo das axilas e da palma das mãos. A toxina paralisa as glândulas sudoríparas evitando o desconforto do suor excessivo.

toxinabotulinica1200

Contraindicações
Nem todos os músculos da face podem ser expostos à toxina botulínica. É o caso do músculo responsável pelo arqueamento das sobrancelhas e do músculo usado para sorrir. Este segundo participa dos movimentos de alimentação e não poderia ser paralisado.

Cuidados
Os efeitos colaterais esperados se relacionam com a aplicação local. Dor ou inchaço podem aparecer ao redor da área onde foi feita a injeção.

O uso de maquiagem no local está liberado desde que o paciente não pressione ou massageie a área tratada principalmente nas horas seguintes ao procedimento.

Em raros casos, os pacientes podem apresentar fraqueza temporária dos músculos vizinhos à aplicação, o que pode levar à queda temporária da sobrancelha e da pálpebra.

Breve dor de cabeça também é observada em alguns casos.

Embora seja minimamente invasiva, a aplicação de toxina botulínica deve ser feita por médicos capacitados, pois somente este profissional tem a qualificação necessária para manejar eventuais complicações decorrentes do procedimento. Além disso, quando mal executada, a aplicação pode causar assimetria facial, infecções e outros problemas.

Cuidado com promoções realizadas em sites de compra coletiva. Em geral, envolvem o uso de produtos vencidos, aplicados por profissionais com pouca capacitação, o que pode trazer inúmeros problemas à sua saúde.

Preparação
As injeções podem ser feitas no consultório. As aplicações podem ser feitas uma ou duas vezes por ano e que podem ser repetidas indefinidamente, porém sempre mediante prescrição e acompanhamento médico.