A Dermatologia Clínica é a área responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças e problemas que atingem a pele, o maior órgão do corpo humano, e também os cabelos e as unhas. Ela abrange o tratamento de doenças benignas e malignas, e abrange ainda a orientação do paciente sobre como cuidar da pele, mantendo sua beleza e saúde.

Dentre as principais condições tratadas pela Dermatologia Clínica estão:
• Alergias
• Inflamações
• Acne
• Herpes
• Vitiligo
• Psoríase
• Queda de cabelo
• Alopecia (calvície)
• Manchas

Acne

A acne é o nome que popularmente se dá ao surgimento de cravos e espinhas na pele. Essas lesões são provocadas por um processo de inflamação e obstrução das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos, associado à ação de hormônios sexuais.  A acne surge principalmente durante a puberdade, mas não é incomum em adultos, especialmente nas mulheres.

Melasma

O melasma pode ser definido como uma hiper pigmentação da pele, causada por excesso na deposição de melanina, pigmentos que dá cor à cútis e a protege contra os efeitos da radiação solar. Assim, ocorre a formação de manchas na pele, que podem ser marrons, levemente acinzentadas ou castanho-escuras, de contornos irregulares, mas geralmente bem definidos.

Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória crônica, manifestando-se principalmente na parte central da face, embora também possa se expandir e atingir as suas partes periféricas. É mais comum em indivíduos de 30 a 50 anos de idade. Atinge mais as mulheres, mas são os homens que desenvolvem a doença em suas formas mais graves.

Psoríase

A psoríase é uma doença que causa lesões avermelhadas e descamativas na pele e que ocorre igualmente homens e mulheres. Apesar de ser mais comum entre os 20 e os 40 anos, pode se manifestar em qualquer fase da vida.

Vitiligo

O vitiligo se caracteriza pela presença de manchas acrômicas na pele, resultado da redução ou da ausência total, nos locais afetados, de células responsáveis pela formação da melanina (melanócitos), que é o pigmento que dá cor à cútis.

Hidradenite

A hidradenite é um processo inflamatório que afeta as glândulas sudoríparas localizadas principalmente nas axilas, regiões perianal, das virilhas e pubiana e no entorno dos mamilos. A causa disso é uma predisposição pessoal, que pode ser agravada por infecções no local.

Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica e de origem genética, que provoca o ressecamento da pele e erupções que provocam coceira e crostas. É um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico. Geralmente surge na parte de trás dos joelhos e nas articulações dos braços.

Dermatite Seborreica

Dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele, que alterna períodos de melhora e piora dos sintomas. Essa inflamação causa vermelhidão e descamação em alguns pontos da face, especialmente no couro cabeludo, nas orelhas, nas sobrancelhas e no nariz, mas também pode ocorrer em diversas áreas do corpo, normalmente nas regiões onde a pele é mais oleosa ou gordurosa, como pálpebras, lábios, tórax e atrás das orelhas.