A Dermatologia Cirúrgica, também conhecida como Cirurgia Dermatológica, abrange todos os procedimentos realizados na pele, cabelos, unhas, mucosas e tecidos adjacentes. Os procedimentos podem ser corretivos, reconstrutores, oncológicos ou cosméticos.

Dentre os principais procedimentos realizados estão: retirada de tumores benignos e malignos, cirurgia micrográfica de Mohs e outros procedimentos para tratamento de câncer de pele, remoção de pintas, sinais, verrugas, cistos e lipomas, biópsia, lipomas, cirurgia de pálpebra, correção de cicatrizes de acne, cirurgia de unha encravada, tratamentos a laser, peelings, preenchimentos, toxina botulínica, tratamento de estrias, celulite e gordura localizada, implante e transplante capilar, tratamentos antienvelhecimento, dentre outros.

Nas últimas décadas, a cirurgia dermatológica avançou significativamente, resultando procedimentos que, em sua maioria, são minimamente invasivos e podem ser realizados em consultório, com menor tempo de recuperação e mais segurança para os pacientes.

No entanto, mesmo quando são minimamente invasivos ou mesmo não invasivos, os procedimentos exigem técnica e capacitação, e devem ser executados por um médico qualificado. A realização de procedimentos por profissionais pouco capacitados pode trazer sérios riscos para a saúde e a autoimagem dos pacientes.

Cirurgia Micrográfica de Mohs

A Cirurgia Micrográfica de Mohs é um procedimento mais preciso para a remoção dos dois tipos mais frequentes de câncer de pele, o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.

Tratamento de cicatriz de acne

A acne, mesmo quando devidamente tratada, pode deixar cicatrizes no rosto,  trazendo efeitos estéticos indesejáveis.  No entanto, existem alguns tratamentos dermatológicos que podem corrigir o problema. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar uma combinação de técnicas para obter um resultado satisfatório.