A Dermatologia é a especialidade médica que cuida da pele, o maior órgão do corpo humano. Além disso, a Dermatologia engloba o tratamento de doenças e outras condições dos cabelos, unhas e mucosas.

A Dermatologia está dividida em:
Dermatologia Clínica
Dermatologia Cirúrgica
Dermatologia Estética
Dermatologia Oncológica

A Dermatologia envolve o estudo, pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças, distúrbios, alergias, tumores e outras condições, bem como o reconhecimento das manifestações cutâneas de doenças sistêmicas. Existem mais de três mil doenças dermatológicas que podem acometer crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

A especialidade abrange também a orientação dos pacientes e a realização de procedimentos para manter ou restaurar a boa aparência da pele, deixando-a com um aspecto mais bonito e saudável.

Human skin anatomy.

Conheça a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, e constitui a primeira barreira do nosso organismo com o meio externo. Exerce funções essenciais: controle do fluxo sanguíneo, regulação térmica, proteção contra ameaças externas.

A pele é formada por três camadas:

Epiderme: camada mais externa, envolve todo o corpo, visível a olho nu. Não tem possui tem vasos sanguíneos e sua principal função é proteger o corpo contra danos externos e evitar a saída de água.

Derme: a segunda camada é bastante vascularizada. Lá estão as fibras de elastina e colágeno que dão elasticidade e firmeza à pele, e as glândulas sebáceas e sudoríparas. Na derme há também vasos sanguíneos e linfáticos e as terminações nervosas responsáveis pela sensação de frio, calor, cócegas etc.

Hipoderme: a terceira e mais profunda camada da pele é formada essencialmente por células adiposas. A hipoderme reserva nutrientes, atua como isolante térmico e absorve choques, além de garantir a fixação dos órgãos.